Participa do meu blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dieta Ou Exercício Físico: O Que Emagrece Mais?


Na luta contra a obesidade, o que é mais eficaz: praticar exercícios físicos ou comer menos?
Eu sempre soube que a receita do bolo era menos comida e mais exercícios, e, embora muitos defendam que o exercício é o mais importante, pesquisas vêm demonstrando que, para emagrecer, a redução de calorias é  mais importante que a prática de exercício físico.
Tempos atrás li uma entrevista do Eric Ravussin, do departamento de Diabetes e Metabolismo da Universidade do Estado de Louisiana, em que ele declarava que 80% do emagrecimento decorria da mudança de hábitos alimentares e apenas 20% é fruto da prática de exercícios físicos.
dietaexerciciosumo450x338ok Dieta Ou Exercício Físico: O Que Emagrece Mais?
A “tese” dele era de que os exercícios ao mesmo tempo em que queimam calorias, aumentam a fome, o que eleva a ingestão calórica.
Entretanto, é inegável que o exercício físico é de suma importância para a manutenção da saúde e do bem estar, sendo imprescindível para a manutenção da vida saudável.
Estudos mais recentes, realizados em uma tribo na Tanzânia, fazem coro a essa tese ao afirmar que as causas da obesidade estão muito mais relacionadas ao excesso alimentar do que a falta de atividade física.
O estudo avaliou 30 membros da tribo, entre homens e mulheres de diversas idades, e concluiu, com grande surpresa, que mesmo com uma intensa atividade física, por causa da caça e da coleta de alimentos, o ritmo metabólico dos membros da tribo era bastante similar ao dos ocidentais do mundo moderno.
Conclui-se, pois, que os exercícios físicos não são determinantes para a redução de peso, embora sejam para  a saúde em geral.
Ou seja, malhar faz bem, é ótimo, melhora a saúde e proporciona bem-estar, mas pra acabar com os pneuzinhos é preciso fechar a boca, porque o exercício sozinho não faz milagre!
Que é que vocês acham disso???
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário